top of page
  • mktvetera

VENDAS DE LEVES CRESCEM 17% COM MELHOR ACESSO AO CRÉDITO

São Paulo – Com 152,1 mil automóveis e comerciais leves emplacados janeiro apresentou crescimento de 17% sobre o primeiro mês de 2023, segundo divulgou a Fenabrave na segunda-feira, 5. Há um ano o volume licenciado somou 130,4 mil unidades.


O segmento puxou para cima o resultado do mês, em que 161,6 mil veículos leves e pesados foram emplacados, volume 13,2% superior ao de igual mês do ano passado. Os comerciais pesados apresentaram queda na comparação anual.

“O custo e o acesso ao crédito melhoraram a partir do último trimestre”, afirmou José Maurício Andreta Júnior, presidente da Fenabrave. “Isto, aliado à expectativa de redução dos juros oficiais ao longo de 2024, tem melhorado a disponibilidade e diminuído a restrição do crédito por parte dos agentes financeiros.”


Ele destacou também a participação do varejo no resultado do mês, com 60% do total de vendas, ante 40% dos emplacamentos para pessoas jurídicas.

Comparado com o resultado de dezembro houve queda: 35,7% nas vendas de automóveis e comerciais leves e de 35% no geral. Segundo o presidente da Fenabrave este resultado é sazonal e a expectativa ainda é de crescimento para o setor.


“Os primeiros meses do ano concentram algumas despesas que afetam a decisão de compra dos consumidores, como a compra de material escolar, pagamentos de IPVA, IPTU e matrículas, dentre tantos outros.”

Comments


bottom of page