top of page
  • mktvetera

Mercado Livre lança financiamento de carros: porque a empresa está indo na contramão do mercado?

Com o propósito de ser um dos três maiores bancos digitais do Brasil, Mercado Pago anuncia novidades na plataforma


O número de brasileiros inadimplentes atingiu 66 milhões, segundo Confederação Nacional dos Lojistas. Isso tem obrigado as empresas e instituições financeiras a buscar soluções drásticas, como interromper a oferta de crédito, o chamado Credit Crunch (leia mais abaixo). Mas uma gigante do setor está indo na contramão do mercado: o Mercado Pago ― braço financeiro do Mercado Livre ― anunciou que está ingressando no setor de financiamento de veículos na cidade de São Paulo.


  • O financiamento do Mercado Livre será oferecido para Pessoas Físicas

  • Antes, apenas veículos de concessionárias e lojistas parceiros eram elegíveis a esse serviço

Como vai funcionar? Ao encontrar um carro do seu interesse dentro da plataforma, o usuário deve clicar em simular financiamento e informar dois dos seus dados. Após isso, ele vai acessar um simulador de financiamento, onde poderá informar quanto dará de entrada e o número de parcelas.


POR QUE O MERCADO PAGO ESTÁ OFERECENDO FINANCIAMENTO?


De acordo com Tulio Oliveira, VP sênior do Mercado Pago no Brasil, em entrevista à Bloomberg, a fintech não corre riscos porque se manteve mais conservadora em 2022 – o que a permitiu tornar-se mais agressiva agora.

"Não sofremos no ano passado por termos sido mais conservadores. Agora, nos sentimos mais confortáveis para o cenário atual", disse.

Além disso, vale destacar que o setor de financiamento de veículos tem risco reduzido devido ao instrumento de alienação fiduciária ― que permite a transferência compulsória do veículo em caso de atraso de pagamento.


OUTRAS NOVIDADES DO MERCADO PAGO E MERCADO LIVRE Com o propósito de ser um dos três maiores bancos digitais do Brasil, a empresa anunciou também duas novas modalidades de seguro (pet e smartphones) e lançou o aplicativo Point Tap, que transforma o celular em maquininha de cartão.

QUAL O OBJETIVO DESSA INTEGRAÇÃO ENTRE PLATAFORMAS? De acordo com a empresa, a ideia é juntar os dois universos cada vez mais. No site do Mercado Livre, passam mais de 60 milhões de pessoas por mês e na plataforma do Mercado Pago, são mais de 20 milhões por mês. Ou seja, querem unir forças.


O QUE É O CREDIT CRUNCH? A definição é utilizada em situações de crise em que há uma restrição rápida e severa do acesso ao crédito. Basicamente: as instituições financeiras interrompem o dinheiro emprestado a pessoas físicas e jurídicas.

  • O termo voltou à tona após a divulgação do relatório mensal da Verde Asset, onde a empresa diz que observa sinais de um incipiente credit crunch atingindo a economia.

O PERIGO POTENCIAL DO CREDIT CRUCH Além da desaceleração do consumo, o resultado disso é a dificuldade para as empresas financiarem suas operações, principalmente aquelas que precisam queimar caixa para sobreviver.


POR QUE IMPORTA? De acordo com João Kepler, em fala durante o Gramado Summit, “a chave para o sucesso de um negócio é justamente não querer crescer a qualquer custo” e os resultados do Mercado Pago mostram justamente isso. A fintech soube se manter mais conservadora e mostrou boa performance no último trimestre de 2022 – o que chamou a atenção do Mercado Livre integrar-se ainda mais.

Comentarios


bottom of page